Notícias

CEO: Programa de fabricação de prótese dentária gratuita proporciona a felicidade de centenas de famílias carentes de Aurora

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), segmento inserido na Secretaria Municipal de Saúde de Aurora tem prestado ao longo da gestão municipal do prefeito Adailton Macedo, um serviço de grande relevância para as famílias carentes da terra do Menino Deus.

A matéria em ênfase diz respeito a construção de prótese dentária de boa qualidade, que a sigla competente entrega mensalmente aos pacientes que necessitam do aparelho dentário, que inclusive é confeccionado no próprio município, pelo protético Márcio Virgílio.

Cerca de 44 (Quarente e quatro) próteses dentárias são entregues todos os meses a população do município, sendo que para obter o aparelho dentário o paciente precisa inicialmente ser avaliado por um médico dentista do Programa Saúde da Família, que constando a necessidade do uso da prótese por parte do paciente, o encaminha para a Secretaria Municipal de Saúde, que por sua vez o insere no Programa Brasil Sorridente, culminando com a construção e entrega da prótese ao paciente.

Todavia, nesta manhã de quarta-feira, 07 de outubro, houve a entrega de mais uma remessa de prótese dentária aos pacientes, proferida pelos profissionais Dr. Abel Mendes (Dentista), Márcio Virgílio (Protético), Drª Wivianny Tavares (Coordenadora de Saúde Bucal) e Paula (Técnica em Saúde Bucal).

Além dos serviços acima relatados, o CEO também deflagra diariamente várias outras ações em saúde bucal, que vem a fortalecer a política pública de saúde do município. Ao receberem as suas próteses dentárias, os pacientes se demonstraram por demais satisfeitos e felizes, inclusive agradecendo a cada um dos profissionais pelo belo trabalho prestado.

CALENDÁRIO DE ATENDIMENTO DO CEO - DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
Segunda-feira: Drª Sandy e Dr. Wladyney
Terça-feira: Drª Fabíola e Drª Cinthya Pinto
Quarta-feira: Drª Sandy e Drª Fabíola e Dr. Wladyney
Quinta-feira: Dr. Gustavo
Sexta-feira: Dr. Wilcker e Dr. Abel Mendes

É importante frisar que, a supracitada ação faz parte do Programa Brasil Sorridente, criado em 2004, fazendo parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

O programa Brasil Sorridente beneficia, atualmente, 70,6 milhões de brasileiros. Hoje, são 22.213 equipes de Saúde Bucal (ESB) no País. Em 2010, o número era de 20.424. O programa cobre 4.903 municípios. Em 2010, eram 4.830 municípios, abrangendo mais de 65,1 milhões de habitantes.

Atualmente, o Brasil conta com 942 Centros de Especialidades Odontológicas, em 773 municípios brasileiros. Em 2010, eram 853 CEOs, e em 2011 saltou para 882. Para 2013, está prevista a abertura de 100 novos Centros de Especialidades Odontológicas, a maioria na região Norte, para atender a 250 municípios.
Assessoria de Comunicação
Luiz Neto

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS