Notícias

Secretaria de Saúde promove a entrega de certificados do curso ‘Caminhos do Cuidado’, referente a formação em saúde mental para ACS e Técnicos de Enfermagem

Como forma de enaltecer cada vez mais os trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde de Aurora, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta manhã de segunda-feira, 5 de outubro, evento alusivo a entrega de certificados de participação do curso Caminhos do Cuidado, referente a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas para os ACS e técnicos de enfermagem).

O ato cerimonial ocorreu nas dependências do Salão Paroquia, a Rua São Vicente, no centro da cidade, cuja mesa de honra formou com as seguintes autoridades: José Gean Passos Leite (Secretário de Saúde), Mikael de Figueiredo (Coordenador de Planejamento e Projetos), Alana Macedo Leite (Coordenadora dos ACS), Lorena Torquato (Coordenadora de Imunização), Alana Kisley (Coordenadora do CAPS), Tamires Quezado (Enfermeira do CAPS), Eliézio Luiz (Coordenador de Vigilância Sanitária), Monaliza Teles (Coordenadora da Atenção Básica), José Dácio (Secretário de Agricultura), Magno Jeymes (do CAPS), além do vereador Osasco Gonçalves.

Em sua fala, o tutor do curso caminhos do cuidador, Mikael Figueiredo, disse se tratar de um curso diferenciado, onde fôra trabalhado principalmente a questão relacionada a humanização, como também destacou todo o apoio do prefeito municipal Adailton Macedo e do secretário de saúde, Gean Passos concernente a logística do curso.

Mikael falou também do seu clima de tristeza a respeito do alto número de usuários de drogas que tem crescido assustadoramente, em todo o país, acrescentando que para combater as drogas de forma eficaz, seria necessário a implantação de uma politica de trabalho planejada a partir dos órgãos superiores. Por fim, Mikael parabenizou todos os ACS e de Endemias pela passagem do seu dia, cuja data é celebrada oficialmente no dia 04 de outubro de cada ano.

O Secretário Municipal de Saúde, Gean Passos, destacou a importância dos Agentes Comunitários de Saúde - junto ao setor da atenção básica do município, visto que os mesmos operam como uma espécie de termômetro para os PSFs. Gean lamentou a respeito das dificuldades enfrentadas quanto a legalização do incentivo financeiro dos ACS, haja vista, que o imbróglio não depende do poder executivo aurorense, mais sim do governo do estado. Passos assegurou que no que depender dele (Gean) e do prefeito Adailton Macedo, os ACS podem contar pro que der e vier, mas que não tomará nenhuma decisão que possa lhe comprometer futuramente, citando como exemplo, vários gestores que respondem judicialmente por decisões precipitadas.

Em seguida, houve palestra com a médica do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Drª Kassandra, que a priori falou a respeito do fechamento das portas da casa de saúde mental Santa Tereza (do Crato), esclarecendo que o município passará a ter maiores dificuldades com os seus pacientes mentais. A palestrante assegurou que a melhor maneira de manter o controle dos seus pacientes é evitar o surto dos mesmos. Explicou ainda que o fato do paciente pertencer ao CAPS, nada impede que ele retire sua receita nos PSFs.

A culminância do acontecimento ocorreu com a entrega dos certificados do curso ‘Caminhos do Cuidado’, referente a formação em saúde mental para os ACS e técnicos de enfermagem, seguido de lanche para todos os participantes do evento.
Assessoria de Comunicação
Luiz Neto

 

Deixe seu comentário


















Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIALS