Notícias

Secretaria de Educação comemora os 193 anos de independência do Brasil, com desfile cívico na Avenida Antonio Ricardo

Data: 07 de setembro de 2015

Definitivamente as comemorações alusivas ao desfile cívico-político de 7 de setembro deflagrada pela administração pública municipal do prefeito Adailton Macedo, tem superado todos os desafios concernentes as inovações do certame, inclusive tornando-se marco histórico do seu governo.
Se na solenidade do desfile de 2014 a Secretaria Municipal da Educação conseguiu brilhantemente apresentar toda a história do município de Aurora, na edição de 2015 a pasta promovente foi ainda mais audaciosa, isto é, mostrando a identidade cultural, social, política, geográfica e religiosa do Ceará, desenvolvendo na sociedade o reconhecimento de um momento histórico tão relevante para o nosso estado.
Tendo ainda, como objetivos específicos resgatar os valores culturais a fim de fortalecer a identidade do povo cearense; ampliar a visão crítica-reflexiva do cidadão cearense; conhecer as diversas atividades econômicas inseridas no estado; reconhecer as políticas oligárquicas do estado e suas ações no decorrer do tempo; apresentar o espaço geográfico em que todos estão inseridos; mostrar a religiosidade e suas influências.
A programação festiva começou as 08:00h da manhã, com o hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal, oportunidade em que se fizeram presentes a Primeira Dama e atual Secretária da Educação, Rose Macedo, o Chefe de Gabinete, Dr. Sebastião Rangel Filho, Secretários Municipais, dentre outros.
No período da tarde/noite, aconteceu a culminância do projeto 7 de setembro, sob o tema “Eu sou brasileiro, filho do nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará”, ocasião em que segundo a pasta anfitriã, mais de dois mil e quinhentos alunos das escolas públicas municipais, estaduais e particulares participaram do evento. Além de participantes de outras classes segmentais de Aurora e cidades circunvizinhas.
Mais uma vez a Avenida Antonio Ricardo, no centro da cidade, recebeu uma imensidão de cidadãos aurorenses, local que a cada ano tem se tornado pequeno devido a grandeza do evento, que tem atraído, inclusive, pessoas de outras regiões do interior cearense.
O palanque instalado em frente a prefeitura municipal acomodou várias autoridades presentes no acontecimento, tais como: o Prefeito Municipal José Adailton de Macedo, a vice-prefeita, Maria Mariquinha; a Primeira Dama e atual Secretária da Educação, Maria Rozilange de Macedo; o Vice-Presidente da Câmara, Osasco Gonçalves; os edis Aderlânio Macedo e Iracilda Saraiva, Secretários Municipais, o Padre Antonio José do Nascimento Neto, a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Lucimar Fernandes, dentre outras autoridades.
Em sua fala o prefeito Adailton Macedo, a principio agradeceu a participação da Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus, a Fanfarra da Escola Tabelião José Pinto Quezado, ao prefeito Guilherme Landim (da cidade de Brejo Santo), que pelo segundo ano consecutivo disponibilizou a Fanfarra Deputado Wellington Landim. Agradeceu aos policiais do Proerd (que tanto têm feito para livrar nossas crianças do mundo das drogas); aos Cavalheiros da Nova Aurora, como também aos de Brejo Santo; do Barro; de Ipaumirim; Jati e Crato.
Adailton disse que para o ano vindouro estará pela última vez sobre o palanque (como prefeito), mas espera que no ano seguinte (em 2017) possa está entre a multidão assistindo o desfile, maior que este e até mesmo o de 2016. Por fim, o prefeito lembrou o tempo em que era aluno e participava desse momento tão importante e significativo.
A secretária de Educação, Rose Macedo, ressaltou que o dia 7 de setembro é uma data muito importante para todos nós, pois celebramos a independência politica do nosso país. “A independência do Brasil marca o fim do domínio português sobre o Brasil, ou seja, representa a conquista da nossa autonomia enquanto nação. “Enquanto Secretária Municipal da Educação gostaria de dizer primeiramente que a memoria do passado com a esperança do futuro; pensando na contribuição da educação para formação do cidadão aurorense, acredito que nosso papel em quanto poder público responsável seja formar cidadão consciente do seu papel na sociedade, e que todos saibam respeitar os interesses sociais e culturais”, discorreu a anfitriã do evento, Rose Macedo, acrescentando todo o seu agradecimento a todos os que estiveram engajados no processo de elaboração e execução do Projeto 7 de setembro.
Finalizando as comemorações alusivas aos 193 anos de independência do Brasil, o prefeito Adailton Macedo presenteou a população aurorense com festa popular na Praça da Matriz, no centro da cidade. Abrindo a festa, tivemos a apresentação da prata da casa Forró Pegada Show, seguido da atração principal da noite: a Dupla Ítalo e Reno, finalizando com Forró de Açoite (do Icó).
Assessoria de Comunicação
Luiz Neto


 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS