Notícias

Pesquisadores paraibanos visitarão neste sábado as Minas do Coxá em Aurora

Data: 29 de janeiro de 2015

Na manhã deste sábado, uma equipe da secretaria de cultura local, juntamente com o secretário José Cícero receberam a visita de dois pesquisadores paraibanos: o prof. Francisco Pereira Lima da UFPB de Cajazeiras-PB bem como do escritor Francisco Cartaxo, atualmente radicado em Recife-PE.
Na manhã deste sábado, uma equipe da secretaria de cultura local, juntamente com o secretário José Cícero receberão a visita de dois pesquisadores paraibanos: o prof. Francisco Pereira Lima da UFPB de Cajazeiras-PB; bem como do escritor Francisco Cartaxo, atualmente radicado em Recife-PE.

No roteiro, uma incursão às famosas e históricas Minas do Coxá - situadas no território de Aurora na região do riachos das Antas já nos limites com os municípios de Milagres e Barro.

MINAS DO COXÁ:

Estas que no passado pertenceram ao Padre Cícero Romão Batista de JN e que foram motivos de célebres rixas de potentados, o padre e sitiantes do lugar, notadamente quando da propalada demarcação acabo do Dr. Floro Bartolomeu em 1908.

O que coincidentemente ocorreu simultâneo à questão de oito - quando a cidade de Aurora fora covardemente invadida e saqueada por mais de 600 jagunços,

Depois do chamado fogo do Taveira que culminou com a deposição do então dependente municipal Totonho de Monte Alegre e a ascensão do Cel. Cândido do Pavão - aliado de Marica Macedo e, por sinal representante do padre Cícero em Aurora.

O que como afirma o secretário JC " constitui um episódio bastante representativo quanto à riqueza histórica e cultural de Aurora em particular e do Cariri em geral".

A visita ao serrote do Coxá, conforme explicou o professor Pereira, assim como dados e imagens servirão para o livro de Fco Cartaxo que está sendo elaborado sobre a criação da Diocese de Cajazeiras datada do ano de 1914. "Ele está precisando fotografar as Minas do Coxá, que pertenceram ao Padre Cícero" enfatizou Pereira.

"Será uma imensa honra ciceronear esta dupla de grandes amigos pesquisadores, além do meu confrade conselheiro do Cariri Cangaço o professor Pereira de Cajazeiras, conclui o secretário.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS