Notícias

Gestão municipal ultima preparativos para a reabertura do Abatedouro Público

Data: 29 de janeiro de 2015

Ultimando os preparativos com vistas a reabertura do abatedouro público municipal de Aurora, na região do cariri, situado as margens da CE 288 - Rodovia Estadual Orlando Leite de Macedo, a administração do prefeito José Adailton Macedo realizou no dia de quarta-feira, 28 de janeiro, dois encontros.

Ultimando os preparativos com vistas a reabertura do abatedouro público municipal de Aurora, na região do cariri, situado as margens da CE 288 - Rodovia Estadual Orlando Leite de Macedo, a administração do prefeito José Adailton Macedo realizou no dia de quarta-feira, 28 de janeiro, dois encontros.

A primeira reunião aconteceu nas dependências da Cooperativa Agrícola, na Vila Paulo Gonçalves, com a participação do pessoal que comporá o quadro funcional do referido estabelecimento de abate, além, claro, de representantes de segmentos representativos da gestão municipal que terão a responsabilidade de coordenar e inspecionar as novas normas de trabalho a serem implantadas no equipamento, cujas competências estarão sob os cuidados das secretarias municipais de Agricultura e Saúde.

Portanto, o encontro contou com a presença de José Dácio de Souza (Secretário de Agricultura), Dr. Gleydson Cálio (médico veterinário representante da pasta da saúde), além do chefe do setor de vigilância sanitária, Eliézio Luiz.

O oportuno momento serviu para que os coordenadores do abatedouro tratassem de vários assuntos referentes as novas metodologias de trabalho que serão aplicadas naquele setor, haja vista, que o mesmo dispõe de ferramentas de trabalho exigidas pelas leis que regem os órgãos fiscalizadores competentes.

Assuntos como familiarização, compromisso, responsabilidade, e sobretudo, ética profissional, foram alguns dos tópicos discutidos na reunião, além do aperfeiçoamento do manuseio dos equipamentos que o prefeito Adailton Macedo adquiriu para que o nosso abatedouro funcione conforme manda o figurino.

Durante suas explanações, Dr. Gleiydson Cálio, fez questão de ressaltar que o abatedouro público municipal de Aurora nunca esteve fechado por determinação de órgãos fiscalizados, mas sim teve as suas atividades suspensas por tempo determinado por determinação do prefeito municipal Adailton Macedo, para que o mesmo fosse submetido a adequações estruturais no sentido de ofertar a população aurorense, um produto de qualidade.

José Dácio (Secretário de Agricultura) lembrou que o problema do abatedouro, não é de hoje e nem de ontem, mais sim de 131 anos, atual idade de emancipação cívico-política do município, mas que graças ao empenho e determinação de Adailton Macedo, agora o nosso estabelecimento de abate irá atender a contento as normas estabelecidas pelos órgãos competentes.

ENCONTRO COM AÇOUGUEIROS

No período da tarde, nas dependências do Colégio Paroquial Senhor Menino Deus, no centro da cidade, a comitiva representativa do governo municipal esteve reunida com açougueiros da sede do município, visando informá-los acerca de vários esclarecimentos de interesse da classe.

Esse segundo momento contou com a presença do Secretário de Saúde, José Gean Pasos Leite; José Dácio de Souza (Secretário de Agricultura); Gleydson Cálio (médico veterinário); e Eliézio Luiz (Coordenador de Vigilância Sanitária).

Dentre tantos esclarecimentos, os representantes do gestor municipal estabeleceram que o horário de recepção dos animais para o abate ocorrerá nos seguintes expedientes: das 07:00h as 11:00h e das 13: as 16:00h, com tolerância de 30 minutos (sem direito a reincidência).

Dr. Gleydson Cálio explicou, que para ser abatido o animal precisa descansar 24 horas, mas que um determinado artigo da lei estabelece que se o tempo de deslocamento do animal, do local que ele se encontre até o curral do abatedouro for de pelo menos até 02 horas de duração, o mesmo poderá ser abatido depois de 08 horas de descanso.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS