Notícias

Gestão municipal ultima preparativos para a reabertura do Abatedouro Público

Ultimando os preparativos com vistas a reabertura do abatedouro público municipal de Aurora, na região do cariri, situado as margens da CE 288 - Rodovia Estadual Orlando Leite de Macedo, a administração do prefeito José Adailton Macedo realizou no dia de quarta-feira, 28 de janeiro, dois encontros.
Ultimando os preparativos com vistas a reabertura do abatedouro público municipal de Aurora, na região do cariri, situado as margens da CE 288 - Rodovia Estadual Orlando Leite de Macedo, a administração do prefeito José Adailton Macedo realizou no dia de quarta-feira, 28 de janeiro, dois encontros.

A primeira reunião aconteceu nas dependências da Cooperativa Agrícola, na Vila Paulo Gonçalves, com a participação do pessoal que comporá o quadro funcional do referido estabelecimento de abate, além, claro, de representantes de segmentos representativos da gestão municipal que terão a responsabilidade de coordenar e inspecionar as novas normas de trabalho a serem implantadas no equipamento, cujas competências estarão sob os cuidados das secretarias municipais de Agricultura e Saúde.

Portanto, o encontro contou com a presença de José Dácio de Souza (Secretário de Agricultura), Dr. Gleydson Cálio (médico veterinário – representante da pasta da saúde), além do chefe do setor de vigilância sanitária, Eliézio Luiz.

O oportuno momento serviu para que os coordenadores do abatedouro tratassem de vários assuntos referentes as novas metodologias de trabalho que serão aplicadas naquele setor, haja vista, que o mesmo dispõe de ferramentas de trabalho exigidas pelas leis que regem os órgãos fiscalizadores competentes.

Assuntos como familiarização, compromisso, responsabilidade, e sobretudo, ética profissional, foram alguns dos tópicos discutidos na reunião, além do aperfeiçoamento do manuseio dos equipamentos que o prefeito Adailton Macedo adquiriu – para que o nosso abatedouro funcione conforme manda o figurino.

Durante suas explanações, Dr. Gleiydson Cálio, fez questão de ressaltar que o abatedouro público municipal de Aurora – nunca esteve fechado por determinação de órgãos fiscalizados, mas sim teve as suas atividades suspensas por tempo determinado – por determinação do prefeito municipal Adailton Macedo, para que o mesmo fosse submetido a adequações estruturais no sentido de ofertar a população aurorense, um produto de qualidade.

José Dácio (Secretário de Agricultura) lembrou que o problema do abatedouro, não é de hoje e nem de ontem, mais sim de 131 anos, atual idade de emancipação cívico-política do município, mas que graças ao empenho e determinação de Adailton Macedo, agora o nosso estabelecimento de abate irá atender a contento as normas estabelecidas pelos órgãos competentes.

ENCONTRO COM AÇOUGUEIROS

No período da tarde, nas dependências do Colégio Paroquial Senhor Menino Deus, no centro da cidade, a comitiva representativa do governo municipal esteve reunida com açougueiros da sede do município, visando informá-los acerca de vários esclarecimentos de interesse da classe.

Esse segundo momento contou com a presença do Secretário de Saúde, José Gean Pasos Leite; José Dácio de Souza (Secretário de Agricultura); Gleydson Cálio (médico veterinário); e Eliézio Luiz (Coordenador de Vigilância Sanitária).

Dentre tantos esclarecimentos, os representantes do gestor municipal estabeleceram que o horário de recepção dos animais para o abate ocorrerá nos seguintes expedientes: das 07:00h as 11:00h e das 13: as 16:00h, com tolerância de 30 minutos (sem direito a reincidência).

Dr. Gleydson Cálio explicou, que para ser abatido o animal precisa descansar 24 horas, mas que um determinado artigo da lei estabelece que se o tempo de deslocamento do animal, do local que ele se encontre até o curral do abatedouro for de pelo menos até 02 horas de duração, o mesmo poderá ser abatido depois de 08 horas de descanso.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais