Notícias

Vigilância Sanitária participa de encontro no laboratório Lacen, na cidade de Juazeiro do Norte

Data: 04 de março de 2015

Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde de Aurora participa de Reunião para definição de Normas referentes a Análises de amostras de água para consumo humano oferecido pelo laboratório regional de saúde pública Lacen.

Aconteceu nesta terça, dia 03 de março, no Laboratório Central Lacen na cidade de Juazeiro do Norte, uma importante reunião de orientação e discussão de assuntos pertinentes a análises de amostras de água para consumo humano dos municípios que fazem parte da 19ª CRES, que são: Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras, assim como a 21ª CRES constituída pelos municípios de Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

Segundo o Coordenador Eliézio Luiz que esteve presente representando o município de Aurora a pedido do Secretário Municipal de Saúde Dr. José Gean Passos Leite, o evento foi muito proveitoso para os municípios por ser a água um item de extrema importância para a saúde do ser humano, e o município deve manter o monitoramento constante através das coletas mensais enviadas para análises no Lacen, que faz um trabalho de excelente qualidade através dos seus profissionais.

As palestras foram proferidas pela Diretora do Lacen, Drª Maria Socorro Lucena, e a farmacêutica Drª Allana Feitosa Nogueira. Vários outros assuntos foram abordados, tais como:

Explanação Cadastral do Gal Gerenciamento de Ambiente Laboratorial;

Calendário das Coletas dos Municípios Mensalmente os municípios devem fazer a coletar e encaminhá-las para análise no Lacen conforme datas pré-estabelecidas.

É importante salientar que as coletas mensais estão pactuadas no COAP Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde, pactuadas pelos municípios pertencentes às CRES gerenciadas pelo governo do Estado do Ceará e Ministério da Saúde e caso não haja comprometimento dos municípios como, responsabilidade com a coleta e envio das amostras para análise no Lacen, em armazenagem para transporte adequado, nas datas corretas, o município pode sofrer penalidade como perda de repasses de recursos, pois todos possuem indicadores a serem obedecidos conforme o COAP.

Segundo Eliézio Luiz, é mantido um controle periódico da qualidade da água para consumo em vários segmentos, como: Escolas Municipais, estaduais, Particulares, Unidades Básicas de Saúde - UBSs, Abatedouro Municipal, Hidrômetro do Centro Social Urbano CSU (água da Cagece) que abastece os carros pipas que levam água para as Cisternas cadastradas pelo exército e pela Defesa Civil Municipal.

Caso haja laudos insatisfatórios, nos locais coletados as amostras é solicitado de imediato às devidas providências de manutenção para preservar a saúde da população, fortalecendo a preocupação do gestor municipal Jose Adailton Macedo, em manter a qualidade dos serviços de saúde de Aurora.

Em Aurora a meta de coletas de amostras para análise, são:

25 amostras de exames Microbiológicos (Coliformes Totais - Coliformes são grupos de bactérias indicadoras de contaminação e são formados pelos gêneros Escherichia, Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella).

Alguns tipos de Escherichia coli podem causar diarréia, enquanto outros provocam infecção urinária, doença respiratória, pneumonia e outras doenças.

25 amostras de exames Turbidez - A turbidez é uma medida que identifica a presença de partículas em suspensão na água, desde tamanhos grosseiros até os colóides.

No abastecimento de água para o município, um dos principais causadores da turbidez na água são areia, argila e microorganismos.

Em geral, quanto menor for a turbidez da água filtrada mais eficiente será o processo de desinfecção.

05 Fluor - Fluoretação é uma tecnologia de Saúde Pública, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por todas as entidades odontológicas. Empregada desde 1945, para a prevenção da cárie dentária, utilizando da água de abastecimento público como veículo para o flúor, um elemento químico presente no ambiente, cuja concentração varia conforme o meio (água, ar, solo). Existem algumas águas que apresentam naturalmente uma concentração de flúor.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS