Notícias

Aurora participa da abertura do cariri cangaço 2015, edição da cidade de Princesa Isabel-PB

Na oportunidade, a gestão municipal do prefeito Adailton Macedo esteve representada pelo Secretário de Cultura, José Cícero.
Pouco mais de 500 pessoas, além de estudantes, professores, autoridades políticas, pesquisadores e demais aficionados dos estudos do cangaço lotaram o auditório do hotel Acqua Parque da bela e hospitaleira cidade de Princesa Isabel - PB durante a solenidade de abertura do Cariri Cangaço 2015 edição de Princesa, ocorrida na noite da última quinta-feira dia 19 de março.

O prefeito de Princesa Domingos Sávio que fez a abertura oficial do cc, vereadores, ex-prefeitos, historiadores, descendentes do célebre cel. José Pereira e a população local estiveram prestigiando a iniciativa que já se consolidada como um dos acontecimentos culturais mais marcantes de Princesa e adjacências.

Uma série de debates e discussões temáticas sobre alguns dos acontecimentos históricos marcantes da região foram desenvolvidas durante três dias a cargo dos palestrastes José Romero Cardoso, Geraldo Ferraz, João de Sousa Lima e João Antas. A iniciativa aconteceu em Princesa, S. José de Princesa (Patos do Irerê-PB e Nazaré do Pico(distrito de Floresta-PE).

Como disse Manoel Severo, curador do CC durante evento: "para o Cariri Cangaço diria que é uma enorme honra inaugurarmos mais esta empreita memorialista em terras paraibanas, ainda mais num cenário tão marcante como a cidade de Princesa e região, não somente para o Nordeste, mas inclusive para a própria história do Brasil".

O CC contou mais uma vez como o apoio de entidades parceiras tais como SBEC - Sociedade brasileira de estudos do Cangaço com sede em Mossoró-RN, GPEC- grupo paraibano de estudos do Cangaço de João Pessoa- e GECC - grupo cearense de estudos do cangaço com sede em Fortaleza-CE, assim como das prefeituras locais.

Além de fomentar o turismo local uma vez que o evento contou como representantes de mais de 70 localidades do país o evento também abriu espaço para feira de livros sobre a temáticas sertaneja, bem como diversas apresentações de arte, cultura a exemplo do grupo de cultura abolição, dentre outros. Foi um momento dos mais singulares que certamente ficará marcado na memória de todos os que tiveram a honra de participar.

Todos os hotéis de pousadas de princesa estiveram lotados, assegurou Emanuel Arruda, um dos articuladores do acontecimento em terras paraibanas.

Há que se destacar igualmente, a forma cordial e calorosa com que a caravana do CC foi recepcionada em todos os lugares onde aconteceu o evento. Ainda, conforme externou Manoel Severo: "Entre as presenças no Cariri Cangaço Princesa 2015, registraram-se a vice-prefeita de São José de Princesa, Rúbia Matuto, o Secretário de Cultura de Aurora José Cícero, o Secretário de Cultura de Barro, Sousa Neto; a Secretária de Cultura de Lavras da Mangabeira, Cristina Couto; o Secretário de Cultura de Brejo Santo, Miran Basílio, a Secretária de Cultura de Piranhas, Patrícia Brasil, secretário de cultura de Floresta-PE,o Secretário do Meio Ambiente de Flores, Roberto Santana, vereadores, dentre muitas outras autoridades entre outros presenças".

Da Redação do blog de Aurora

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais