Notícias

Aurora realiza IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente com alto nível de debates

O acontecimento contou com a participação de distintos segmentos representativos do município, dentre eles crianças, jovens e adolescentes.
O Centro Social Urbano (CSU), situado as margens da Avenida Vicente Tavares Simões, na Vila Paulo Gonçalves, sediou na manhã e tarde de sexta feira, 27 de março do ano transcorrente, um dos mais importantes e significativos eventos de uma administração pública municipal.

O acontecimento diz respeito a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema discorrido foi: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A programação conferencista teve inicio as 08:00h da manh㠖 com o credenciamento dos participantes, seguido de servimento de café da manh㖠cujo público presente constituiu-se em sua grande maioria de crianças, jovens, adolescentes e adultos, principalmente das escolas públicas municipais, estaduais e particulares do município.

Logo após, houve uma belíssima apresentação cultural exibida por alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), segmento parceiro do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que tem como coordenadora a Srª Tânia Macedo; por conseguinte aconteceu a formação da mesa de honra composta pelas seguintes autoridades: Francisca Francilda dos Santos (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Anfitriã do evento), Dr. Sebastião Rangel Filho (Chefe de Gabinete e representante do prefeito Adailton Macedo, vereadores Chico Henrique e Osasco Gonçalves (Presidente e Vice do Poder Legislativo, respectivamente), Maria Iracilda Saraiva (Vereadora e representante da Secretária da Educação, Maria Rozilange de Macedo), os secretários municipais Bernadete Gonçalves Leite (do Trabalho e Desenvolvimento Social), Socorro Macedo (representada pela coordenadora Solange Tavares), José Gean Passos Leite (da Saúde), José Dácio de Souza (da Agricultura), José Pretinho (das Finanças), Heleonize Mendoça (Conferencista), Marquinhos (Conselheiro Tutelar), Cícero Ribeiro e Maria de Lourdes (Representando as crianças e adolescentes e a equidade de gênero), Santino Roberto, etc...

O ato deflagratório teve continuidade com a entoação dos hinos nacional e municipal, seguida da fala das autoridades, a começar pela anfitriã do certame – Francisca Francilda dos Santos, que discorreu acerca da importância da participação da sociedade civil no intuito de garantir à nossas crianças e adolescentes tudo aquilo estabelecido no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Bernadete Gonçalves Leite, resumiu no seu pronunciamento que o futuro de nossas crianças e adolescentes depende do hoje, para que amanhã possamos ter verdadeiros cidadãos compondo a sociedade aurorense, inclusive salientou que para que tudo isso aconteça é necessário o engajamento de um conjunto, ou seja, poder público, família e sociedade civil.

O representante do governo municipal e chefe de gabinete, Dr. Sebastião Rangel Filho, frisou que a melhor maneira de proteger as nossas crianças e adolescentes do caminho do mal, é integra-las no chamado sistema ocupacional de atividades socioeducativas, seja na escola, em casa ou na execução de programas sociais.

O presidente do poder legislativo, Chico Henrique, fortaleceu o tema da conferência fomentando a importância da escolha minuciosa de delegados que possam nos representar da melhor maneira possível, pois é grande a responsabilidade de representar o nome do nosso município.

Já o parlamentar Osasco Gonçalves, vice-presidente da câmara de vereadores, questionou concernente o uso das redes sociais, viciosa ferramenta da internet que muitas das vezes são utilizadas de maneira irresponsável por algumas pessoas, quando na verdade deveria ser utilizada somente para o bem. Portanto, é importante que as nossas crianças, jovens e adolescentes sejam bem orientadas a respeito do assunto, pontou o edil.

A rica programação continuou com a leitura do Regimento Interno – narrado pelo Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o jovem Diego Apolinário, seguido da apresentação do tema principal da mencionada conferência, proferido pela conferencista Helionize Mendonça, assunto aprofundado pelas técnicas do CRAS E CREAS – com a apresentação do Plano Decenal. A saber: Eixo 01: Anasara (assistente social) e Yanne Raquel (psicóloga), ambas do programa estação família; Eixo 02: Érica Jane (assistente social) e Anne Caroline (psicóloga), do CREAS; Eixo 03: Anaíza Xavier (assistente social) e Karlene (psicóloga), do CRAS; Eixo 04: Wanessa Lustosa (assistente social) e Janaína (estagiária de serviço social), do CRAS; Eixo 05: Erineuma Macedo (assistente social) e Jymson Albuquerque (assistente social e gestor do bolsa família).

Na mesma oportunidade, ocorreu a formação dos grupos de trabalho para a elaboração de propostas a serem apresentadas na IX Conferência Regional, que acontecerá no próximo dia 22 de maio, na cidade de Mauriti, sendo que logo após os trabalhos foram suspensos para o almoço.

Por fim, houve o retorno dos grupos a plenária – para a apresentação das propostas, debates e eleição das propostas; divisão dos participantes por categoria para a eleição dos delegados (as); finalizando com a homologação dos mesmos.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais